Sedentarismo.
Olá terráqueos!
Hoje venho falar sobre falta de atividades físicas, que nos tornam pessoas sedentárias.
Como eu já escrevi aqui, durante um bom tempo eu fiz ballet clássico e também me exercitava nas aulas de educação física do colégio, fazia natação e andava de bicicleta no meu condomínio. Com o passar do tempo, a vida torna-se cada vez mais corrida (a parte financeira também vai apertando) e você tem que escolher suas prioridades. No meu caso, com o início do curso de Rádio e TV eu excluí todas estas atividades da minha vidinha. Que feio, não?
Eu basicamente só fazia algum tipo de exercício (se é que isso pode ser chamado de "exercício") quando caminhava 10 minutos do terminal de ônibus até a faculdade, e depois na volta.
Eu também perdi o hábito de fazer alongamento, algo que eu praticava desde criança, e não tenho mais "flexibilidade de bailarina", como eu costumava dizer. O fato é que eu me sentia bem mais disposta quando praticava exercícios.
Há uns dois meses eu fui ao clube com a minha família e o meu irmão Augusto (que faz academia e tem um ótimo condicionamento físico) me desafiou a nadar de um certo ponto da piscina até o outro lado. Era uma piscina funda, de aproximadamente uns 3 metros profundidade e comprida, mas não lembro o valor exato. Decidimos começar da metade dela, que era onde terminava a parte rasa.
Fui nadando crawl e quando cheguei na borda da piscina, eu estava totalmente sem fôlego! Poxa, ela não era tão grande assim e eu sempre fiz aquele percurso. Estranhei. Enquanto meu irmão já tinha voltado e estava do lado oposto, esperei um tempo para me recuperar e voltei nadando submerso.
Nem preciso falar que quase morri sem ar, né?
Outra coisa que me deixa muito preocupada é que de manhã, quando eu vou caminhando do meu condomínio até o ponto de ônibus (percurso de três minutos), eu subo uma ladeirinha mínima e sempre chego com falta de ar e ofegante... fica todo mundo me olhando como se eu estivesse acabado de correr uma maratona. Isso acontece todos os dias e eu vejo como mais um alerta para que eu volte a me cuidar!Falei com o meu médico e ele disse que não tem problema algum eu fazer academia e que exercícios físicos não interferem no rim nem nada disso (minha mãe ficou preocupada dizendo pra ele se muito esforço físico não faria mal, mas não tem nada a ver).
Beijos e até breve,
Mandy.
Ola. Tem.uma semana q minha filha foi diagnosticada. Vi vc citar o ballet. Pq saiu? Por conta do inchaço nos tornozelos? Ela pratica desde os 3, já foi da escola de danca do thetari municipal do eu, já ganhou bolsa e fez curso no Miami citou ballet e evita esta na melhor escola particular profissiinalizbate do RJ. Sempre foi a vida dela. Tenho muiyo medo desse sonho dela morrwr. Ela tem 13 anos e se formaria daqui a 3 anos. To meio desesperada, dwsculoe. Vi vc citar o ballet e resolvi escrever.
ResponderExcluir